quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Metologia de importação, seleção de fornecedores e garantia

Hoje em dia muitos pensam que importar é fácil para quem tem recursos financeiros disponíveis. Mas o mais dificil é encontrar fornecedores confiáveis e produtos de qualidade. Chegamos até a visitar fornecedores nos EUA e China para estreitar a relação comercial.

Na AstroShop importamos desde 2005 praticamente todos os produtos disponíveis. Nossa experiência demandou muita pesquisa de fornecedores e importação de lotes de teste ou amostras.


Mas mesmo depois de aprovada a amostra como podemos garantir que o lote de verdade tenha a mesma qualidade ? Para isso existem serviços de empresas de inspeção na fábrica que são acionados antes da carga ser enviada. Ao contratar esses serviços especificamos o que foi vendido e exatamente o que isso significa. De forma que o auditor independente contratado por nossa empresa possa inspecionar a carga e gerar um relátorio de conformidade.

Uma vez aprovado o relatório a autorização de envio da carga é emitida e a mesma é transportada para o porto mais próximo no Brasil via áerea ou marítima.

Justamente esse procedimento de seleção de fornecedores, produtos e inspeção pré-embarque fazem parte do nosso controle de qualidade.

Infelizmente alguns fornecedores tentam desovar produtos de menor qualidade, encalhados ou simplesmente pedidos cancelados através de práticas pouco éticas. As vezes oferecem até grandes descontos o que teoricamente barateia o custo do produto para o cliente final.

Mas na AstroShop lutamos ao máximo para garantir o nosso investimento e claro a qualidade do produto e consequentemente o investimento do cliente.

Claro que esses procedimentos geram um custo maior para o produto. Mas em compensação temos um indice de retorno bem abaixo da média e no caso de um defeito de fabrição nossa garantia cobre até a troca total do produto.

Então o cliente pode hoje em dia na Internet comparar preços com relativa facilidade. Pode até pedir opinião de quem já adquiriu um determinado produto. Mas não consegue comparar garantia e nem atendimento com tanta facilidade. Essas coisas só acontecem infelizmente quando precisamos do suporte da empresa.

Por isso mesmo que a AstroShop investiu num laboratório de manutenção e garantia dos produtos. Nossos técnicos formados em eletrônica e com cursos em astronomia podem consertar qualquer produto fornecido pela empresa. Caso não seja possível o conserto os mesmos tem autorização para abrir um produto NOVO e retirar as peças necessárias. Esse produto vira nosso repositório de peças e fica a disposição para outros casos que apresentem outros defeitos.

Na maioria das vezes o conserto do produto nem é cobrado do cliente mesmo estando fora da garantia. Apenas cobramos o frete de retorno uma vez que é um serviço prestado pelos correios ou transportadora.

Se não temos a peça de reposição imediatamente entramos em contato com o fabricante e pedimos que a mesma seja incluida num pedido normal. Ou caso de urgência envie por UPS/FEDEX/DHL.

Todo esse cuidado resulta em uma segurança maior para o cliente não compra apenas um preço. Mas a garantia de uma relação duradoura. Porque quem vende apenas preço depois não vai ter como fornecer serviço e nem garantia.